Untitled Document
A Clínica Especialidades Planos de Saúde Corpo Clínico Contato

Untitled Document

Joelho
O joelho é uma articulação de extrema importância, sendo composto pelos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia), além da patela (antigamente chamada de rótula). A junção desses ossos depende de estruturas de suporte, como ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos.

Os meniscos são pequenas estruturas em forma de ferradura, que ajudam na absorção de impactos, permitem que os ossos se articulem adequadamente e garantem a estabilidade da articulação. São os amortecedores dos joelhos.

Os ligamentos são estruturas que funcionam também para dar estabilidade à articulação, limitando alguns movimentos e impedindo que os ossos saiam de seu lugar normal.

As extremidades do fêmur e da tíbia, assim como a patela, são recobertas por uma camada de cartilagem.

O joelho normalmente é bastante exigido e sofre desgaste com o tempo, por isso, é comum que apareçam com a idade, ou em quem faz exercícios de forma incorreta, problemas como dores, inchaço e desgaste(artrose). Lesões de joelho também são comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que tragam impacto direto nessa articulação.

Alguns sintomas, como dificuldade para andar ou descer degraus, por exemplo, podem significar o início de um problema. O ideal, nesses casos, é procurar um médico para evitar que doenças mais graves se desenvolvam.

Existe uma série de condições que causam doenças na articulação do joelho. Em quase todos os casos, a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente. Nesta situação, o osso do fêmur começa a raspar no osso da tíbia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato de osso com osso produz dor. À medida que a doença se agrava, os movimentos podem tornar-se mais limitados, com dificuldade para esticar ou dobrar completamente o joelho.

A artrose é uma dessas doenças, resultado do desgate da cartilagem articular do joelho. Ela pode ser causada por um traumatismo antigo, por excesso de esforços, ou por alterações na forma do joelho, que farão com que haja um desgaste da cartilagem além do normal.

Um grande número de pacientes apresenta dor no joelho por  problemas na estrutura dos meniscos, ao invés de desgaste na cartilagem articular. Os meniscos podem ser afetados, em muitos casos, por traumatismos em atividades esportivas. Se um menisco se rompe, dificilmente ocorre cicatrização, o que causa dor e inchaço, podendo ainda haver temporariamente o travamento da articulação.

Untitled Document Unidade Paraiso - R. Leoncio de Carvalho, 306, conjunto 61, 6º andar - CEP 04003-010 - Bairro Paraiso - São Paulo