Untitled Document
A Clínica Especialidades Planos de Saúde Corpo Clínico Contato

Untitled Document

Quadril
As doenças que acometem o quadril  eram antigamente encontradas em pacientes idosos, mas atualmente estão presentes cada vez mais em jovens e esportistas.
Com o advento da Ressonância Magnética, patologias que antes passavam desapercebidas, agora podem ser tratadas, inclusive com técnicas modernas pouco invasivas, como é o caso da artroscopia de quadril.

Existe uma série de condições que causam doenças na articulação do quadril. Em quase todos os casos, a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente. Nesta situação, o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato de osso com osso produz dor e pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro de seu quadril. À medida que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem tornar-se limitados, surgindo dificuldades para andar e exercer atividades corriqueiras do dia-a-dia. Essa restrição dos movimentos do quadril pode agravar problemas de coluna.

A mais comum das doenças que causam dor no quadril é a artrose, resultado do desgaste da cartilagem articular do quadril. Apesar de estar normalmente relacionada ao envelhecimento ou à predisposição genética, a artrose de quadril também pode ser desencadeada por atividades físicas impactantes.

Outra doença que afeta o quadril com frequência é a artrite reumatóide, que produz alterações em diversas juntas no organismo.

A dor provocada pelos problemas de quadril geralmente é sentida na virilha, correndo pela coxa até o joelho. Por vezes o paciente sente uma dor tão intensa no joelho‚ que o paciente, e eventualmente também o médico, pode acreditar que o problema está no joelho e não no quadril. Dores na coluna às vezes também são confundidas com dores no quadril.

Untitled Document Unidade Paraiso - R. Leoncio de Carvalho, 306, conjunto 61, 6º andar - CEP 04003-010 - Bairro Paraiso - São Paulo